Os hipertextos, seja online ou  offline são informações textuais combinadas com imagens, sons,  organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear,  baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma  de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos  para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas,  onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links.
Para nós educadores, hipertexto enquanto  ferramentas de ensino e aprendizagem proporciona um ambiente no qual a  aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao  tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam  ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma  de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que  aquela direta e explicita; 
Em uma sala de aula onde se trabalha com  hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e  aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de  diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de  trabalho e interesse. Neste sentido,  o hipertexto permite ao aluno  decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o  espaço, em relação à construção textual, flexível. 
Para os professores hipertextos se constituem como  recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas  ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor  colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos. 
Entendemos, porém, que, muito mais do que uma  simples enumeração de vantagens e problemas há que se usar o argumento  de uma reflexão sobre o hipertexto, o qual se apresenta não só como uma  nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e  leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação.
http://www.webartigos.com/artigos/o-que-e-hipertexto/63870/
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário